Vacinação contra a gripe contempla novos grupos

Além de idosos e profissionais de saúde, também poderão tomar a vacina contra a influenza (gripe) pelo SUS os trabalhadores das forças de segurança e salvamento, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

Também deverão ser vacinados nesta segunda fase os povos indígenas, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, bem como a população privada de liberdade. Neste ano, a inclusão dos caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários como grupo prioritário para vacinação se deu para resguardar o exercício e o funcionamento dos serviços públicos e atividades essenciais, diante da pandemia global de coronavírus (Covid-19).

A campanha se estende até o dia 22 de maio , sendo o sábado (09/05) o Dia D de Mobilização Nacional contra a doença. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários. Para evitar aglomerações, algumas UBS estão vacinando em postos volantes (locais próximos às unidades) e outras em sistema drive-thru.

Apesar da vacina da gripe proteger somente contra os vírus A-H1N1, A-H3N2 e B, não sendo eficaz contra a Covid-19, a imunização é importante para diminuir o impacto sobre os serviços de saúde de pessoas acometidas por influenza, auxiliando ainda na exclusão de diagnósticos de coronavírus.

Confira abaixo as UBS que vacinarão em sistema drive thru e com postos volantes. Nas demais, a vacinação será realizada na própria unidade, das 8 às 16 horas: https://bit.ly/2K6Rwoc

Veja também