UPA Cumbica é a nova unidade-sentinela para síndromes respiratórias em Guarulhos

Foto: Divulgação

Operando 24h por dia, agora a UPA Cumbica desempenhará um papel vital na detecção da circulação viral por meio de coletas de amostras e monitoramento de síndromes respiratórias.

Ao oferecer atendimento médico para indivíduos com sintomas respiratórios, a UPA Cumbica conduzirá a coleta meticulosa de material biológico, o qual será submetido a análises laboratoriais minuciosas. A nova unidade irá complementar a já estabelecida unidade-sentinela no Hospital Municipal da Criança e do Adolescente. Os resultados obtidos por meio das análises laboratoriais desempenharão um papel crucial na identificação de áreas com circulação viral, permitindo uma avaliação precisa de possíveis surtos e contágios. Essa análise epidemiológica, por sua vez, guiará a implementação de estratégias preventivas e a promoção de medidas voltadas para a saúde da população.

Como funciona

O Sistema de Vigilância de Síndromes Respiratórias foi criado no Brasil em 2000 para o monitoramento da circulação dos vírus influenza no país, a partir de uma rede de vigilância sentinela de síndrome gripal, com a finalidade de fortalecer a vigilância dos vírus respiratórios por meio da identificação do vírus circulante tendo em vista a adequação da vacina da influenza sazonal, bem como o monitoramento da circulação de vírus respiratórios.

No Estado de São Paulo essa rede é composta por 22 unidades de atendimento, distribuídas na Capital e em regiões estratégicas.

Veja também