UBS abrem aos fins de semana para atendimento de casos leves de dengue

Foto: Fabio Nunes Teixeira

Visando ampliar o atendimento de pacientes com sintomas de dengue, Guarulhos iniciou um esquema de revezamento para abertura de Unidades Básicas (UBS) até o final de abril. 

A nova estratégia foi adotada para aliviar os serviços de urgência e emergência que se encontram sobrecarregados (hospitais, UPAs e PAs).

As unidades estão preparadas para receber pacientes com sintomas de dengue, tais como febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo. 

Em casos mais graves, como dores fortes na barriga, vômitos persistentes, sangramentos no nariz, na boca ou nas fezes, tonturas e muito cansaço, os pacientes devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs) da rede.

Até o momento Guarulhos registra 22.826 casos de dengue, com 15 óbitos em decorrência da doença. De acordo com a prefeitura, foi registrado um alarmante aumento de 6.628% no atendimento de diagnósticos de dengue, comparando os atendimentos de dezembro de 2023 (229) com os de março de 2024 (19.819). No entanto, dos atendimentos realizados no primeiro trimestre deste ano, 73% são de casos leves, que poderiam ser tratados nas UBS, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde.

Essa alta demanda sobrecarrega hospitais, PAs e UPA, gerando aumento no tempo de espera pelo primeiro atendimento, agravo à saúde dos pacientes na fila de espera, comprometimento da qualidade do atendimento e sobrecarga dos profissionais de saúde. Portanto, em casos de sintomas leves, a recomendação é procurar atendimento na UBS, reservando os serviços de urgência para os casos mais graves de dengue.

Veja também