
Em alusão a Semana Mundial do Aleitamento Materno, o Sesc Guarulhos participa da 5.ª edição do projeto “Do Peito ao Prato”, realizada entre os dias 1 a 7 de agosto em 21 unidades do Sesc.
A programação é voltada a pessoas de todas as idades e tem como temática a alimentação na primeiríssima infância, período caracterizado pela amamentação e a introdução alimentar, que vai de zero a dois anos de idade.
A alimentação nessa etapa da vida é um tema de relevância coletiva: envolve abordar a saúde e o bem-estar individual e social do bebê, da mãe e outros cuidadores, da família e da comunidade de forma geral. Ao montar a programação, o Sesc São Paulo traz o tema sob vários recortes: a alimentação adequada e saudável de bebês em diferentes estruturas familiares; as redes de apoio; o retorno da mãe ao trabalho e as condições laborais que lhe são oferecidas; as intersecções entre amamentação e marcadores sociais como raça e classe; dentre outros.
Durante a ação “Do Peito ao Prato”, as unidades do Sesc São Paulo vão abrigar, por exemplo, rodas de conversa sobre a importância da amamentação e introdução alimentar adequada e saudável, bate-papos para troca de experiência sob diferentes perspectivas, como o aleitamento materno no puerpério e a volta ao trabalho, e ainda, as vivências, como piqueniques e oficinas culinárias.
Programação Sesc Guarulhos
Amamentação e retorno ao trabalho – Com Patrícia L. Paione Grinfeld, Regicely Aline Brandão e Raquel Pereira Coimbra
Nesse bate-papo a psicóloga Patrícia L. Paione Grinfeld, a nutricionista Regicely Aline Brandão e a enfermeira Raquel Pereira Coimbra trazem informações e dicas para manter o aleitamento materno na ocasião do retorno ao trabalho. Retirada de senha no local 30 minutos antes da atividade.
Patrícia L. Paione Grinfeld é psicóloga, fundadora da Ninguém Cresce Sozinho, especialista em estimulação precoce e com pós-graduação em psicanálise na perinatalidade e parentalidade e em psicoterapia de casal e família.
Regicely Aline Brandão é nutricionista e mestre em Saúde Pública (USP). Tem experiência no Sistema Único de Saúde com ênfase em atenção primária, núcleo de apoio à saúde da família, saúde da mulher, saúde da criança e vigilância epidemiológica, onde atuou principalmente nos temas: políticas de alimentação e nutrição, aleitamento materno, recomendações nutricionais na gestação, sistema único de saúde, transição nutricional, doenças crônicas e emergências em saúde.
Raquel Pereira Coimbra é enfermeira do Banco de Leite Humano de Guarulhos
Dia 5 de agosto. Sábado às 14h
Livre.
Sala 3. Grátis. Retirada de ingressos 30 minutos antes do início da atividade.
Experimentação e vivência sensorial dos alimentos para bebês – Com Rachel Francischini
Roda de conversa sobre alimentação infantil, com ênfase na transição alimentar a partir da introdução de alimentação sólida. Os participantes serão orientados quanto a produção de mordedores naturais e a melhor forma de oferecer líquidos, além de experiências sensoriais com frutas e legumes.
Rachel Francischi é nutricionista especialista em nutrição materno infantil. Mestre em Biologia Funcional e Molecular na área de Bioquímica (UNICAMP), Master Practioner em Programação Neurolinguística (PNL) e Nutricionista para América Latina e Caribe do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (ONU 2007- 2012).
Dia 6 de agosto. Domingo às 14h
Livre.
Sala 3. Grátis. Retirada de ingressos 30 minutos antes do início da atividade.
Serviço
Projeto “Do Peito ao Prato”
Quando: De 1 a 7 de agosto
Onde: Rua Guilherme Lino dos Santos, nº 1.200, Jardim Flor do Campo, Guarulhos – SP
Programação completa: https://www.sescsp.org.br/dopeitoaoprato