Portas Abertas e Kinoférico oferecem oficina gratuita de cinema

Foto: Coletivo Kinoférico/Divulgação

Até o dia 23 de janeiro estão abertas as inscrições para a oficina de cinema, oferecida gratuitamente pelo do Projeto Portas Abertas e Coletivo Kinoférico a maiores de 14 anos. 

A oficina tem como objetivo contribuir para a formação de jovens, fomentando assim a produção local. Durante os encontros, os alunos conhecerão as mais variadas etapas e segmentos da linguagem e produção audiovisual. Além disso, os participantes terão contato com realizadores independentes da cidade de Guarulhos e da Grande São Paulo, Wesley Gabriel, André Okuma, Fábio Rodrigo, Nelson Simplício, Pamela Regina, Fernanda Campos, Alexandre Leão, Well Darvin, Miguel do Valle, Sérgio Gag, Marcelo Rodriguez, Moises Pantolfi e Edson Murata.  Ao final das aulas teóricas os educandos produzirão dois curtas-metragens.

O curso tem duração de quatro meses e para participar, basta se inscrever em https://bit.ly/oficinacinema2022. As vagas são limitadas. Ter tomado pelo menos a primeira dose da vacina contra a COVID-19 é um pré-requisito para a participação.

O resultado com o nome dos selecionados será divulgado no dia 24 de Janeiro e as aulas têm início no dia 29, sempre aos sábados, das 9h às 16h. Elas acontecem na sede do Projeto Portas Abertas, que fica na Estrada do Itaim, 2304, no Jardim Izildinha (Vila Any), em Guarulhos.

Sobre o Projeto Portas Abertas

Este projeto visa a ampliação e aperfeiçoamento das atividades atualmente executadas no Projeto Portas Abertas, através de adequação e estruturação do espaço, aquisição de equipamentos e materiais para identificar, aperfeiçoar e valorizar o potencial agregador e capacidade da classe artística e da comunidade a título de colaborar no atendimento a uma importante demanda do município por espaços culturais equipados e adequados.

Desenvolvendo condições para que os membros da comunidade participem de maneira produtiva e construtiva na melhoria da qualidade de vida da região, tendo acesso a atividades de formação, geração de renda e inclusão social por meio de cursos, oficinas, eventos e palestras.

O projeto Portas Abertas é o investimento no ensino da arte e tem como objetivo ser um espaço para a prática de reconhecimento à diversidade cultural, étnica, social e econômica, através do fomento às expressões culturais, educacionais, artísticas e esportivas, respeitando a complexidade do pensar cultural e a dificuldade em encontrar uma definição para algo que, por essência, não é passível de limitações.

Sobre o Coletivo Kinoférico

O coletivo Kinoférico é um grupo que fomenta a produção audiovisual na região dos Pimentas, distrito periférico de Guarulhos, desde 2015. É um agente de propostas de difusão e discussão das pautas da comunicação e arte no local em que reside. Assim, o coletivo promove com seus parceiros oficinas de comunicação audiovisual, produção documental e videorreportagens, exibições de cineclube e produções autorais voltadas para a comunidade. A temática mais recorrente é a própria comunidade e os temas que emanam deste lugar, construindo um cinema periférico geralmente abordando questões das minorias e das juventudes. O trabalho do coletivo tem revelado a riqueza social, histórica e cultural da periferia guarulhense, despertando assim o olhar dos moradores para o espaço em que habitam.

Fonte: https://cutt.ly/8IdyrKo 

Veja também