Pesquisa aponta virada na reta final

Elói Pietá (PT) reverte situação e tem agora 56% das intenções de voto contra 44% de Guti

Levantamento do Instituto Govnet/Opinião, realizado no dia 24/11, mostra virada na reta final da eleição em Guarulhos. O professor e advogado Elói Pietá (PT), que terminou o 1º turno em segundo lugar, ultrapassou nessas duas últimas semanas o atual prefeito Guti (PSD), que busca a reeleição.

Em relação aos votos totais – quando são considerados votos nulos, brancos e indecisos –, o candidato petista tem 45,9% das intenções contra 36,1% de Guti. Brancos e nulos somam 10,8% e indecisos, 7,2%. A margem de erro é de 4 pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A sondagem, que ouviu 600 pessoas, está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número SP-02197/2020.

Um dos motivos dessa mudança é porque Elói Pietá tem exibido à população os insucessos da atual gestão municipal. Cumpre destacar que 55% dos eleitores votaram em candidatos de oposição ao prefeito no 1º turno. Não à toa, o prefeiturável petista, que já contava em sua coligação com a Rede e o Solidariedade, obteve agora apoios de PV, PSOL, PDT e PC do B.

A isso se soma ainda o fato de que Fran Côrrea (PSDB), terceira colocada no 1º turno, indicou a seus eleitores e simpatizantes não votarem em Guti. O mesmo posicionamento foi adotado por Wagner Freitas (PTB), que terminou na sétima posição.

Veja também