
Em única apresentação, o espetáculo “Os Três Sobreviventes de Hiroshima” chega ao Teatro Adamastor neste sábado, 8, às 19h. A peça teatral conta a história de um jovem e duas crianças que estavam na cidade de Hiroshima, no Japão, em 6 de agosto de 1945, data em que a bomba atômica foi lançada.
No palco, dois sobreviventes do primeiro ataque nuclear da história dão depoimentos sobre uma das piores tragédias da humanidade. Além dos momentos do ataque nuclear, os sobreviventes relatam os dias seguintes à explosão e a imigração para o Brasil.
Com roteiro e direção de Rogério Nagai, o espetáculo deu origem ao projeto Sobreviventes pela Paz. A ideia surgiu em 2012 com pesquisas sobre a comunidade nipo-brasileira e a imigração japonesa no Brasil. Foram doze meses de pesquisas, palestras, estudos, debates, lançamento de livro, exibições de documentários, leituras dramatizadas e apresentações teatrais.
A partir do gênero teatro-documentário, “Os Três Sobreviventes de Hiroshima” reconstrói a história do militar Takashi Morita (em vídeo), na época com 21 anos, interpretado pelo ator Ricardo Oshiro, e das crianças Kunihiko Bonkohara, com cinco anos, e Junko Watanabe, com dois anos, que estavam em Hiroshima no dia do assassinato em massa. Em cena, eles atuam no formato de teatro documental, também conhecido como biodrama. Fotos originais e canções da época executadas pelos sobreviventes compõem o clima da apresentação.
O espetáculo é gratuito e os ingressos gratuitos devem ser adquiridos pela plataforma Sympla ou na bilheteria do teatro com antecedência de uma hora da apresentação.
Serviço
Os Três Sobreviventes de Hiroshima
Quando: sábado, 8 de outubro, às 19h
Onde: Teatro Adamastor | Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo, Guarulhos – SP
Ingressos: gratuito em Sympla
Fonte: Prefeitura de Guarulhos