Paratleta Wallison Fortes é homenageado na Assembleia Legislativa gaúcha

Fortes também foi destaque em reportagem especial do canal CGTN América

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul entregou, na manhã da terça-feira, 8, o Prêmio Mérito Olímpico aos atletas gaúchos que participaram das Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris 2024. A concessão das medalhas foi realizada no salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha, sede da Assembleia Legislativa gaúcha. O ato é uma promoção da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, presidida pela deputada Sofia Cavedon (PT).

O presidente Adolfo Brito (PP) participou do evento. Em sua manifestação, ele parabenizou atletas, treinadores, familiares e incentivadores do esporte. “Que bom que vocês estiveram em Paris representando a comunidade gaúcha e trazendo 36 medalhas, representando seu esforço e dedicação”, cumprimentou.

O presidente do Parlamento gaúcho defendeu a entrega de mais estrutura para o desenvolvimento do esporte, especialmente na base escolar, incentivando cada vez mais a participação esportiva. “A Assembleia Legislativa se sente orgulhosa desta homenagem, que é um incentivo ao esporte e, especialmente, aos atletas”, salientou

Após, entregou a medalha para o paratleta Wallison André Fortes (atletismo), representando os laureados.

Para a presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, deputada Sofia Cavedon, o prêmio Mérito Olímpico é um reconhecimento do grande esforço pessoal de cada atleta, família e clube para que o alto rendimento atlético aconteça. “Mais que uma homenagem, é um tributo ao esforço, ao espírito esportivo coletivo, à resiliência, ao talento, à coragem que elevam o RS aos altos patamares mundiais no desempenho do esporte”, salientou. Sofia Cavedon fez referência a política nacional de bolsa atleta, atacou a reforma do Ensino Médio, que retirou do currículo escolar aulas e atividade física; informou que no estado há 308 escolas que reivindicam espaços esportivos e solicitou mais estrutura nas escolas para os paratletas.

Presenciaram a entrega de medalhas, o presidente do Grêmio Náutico União (Porto Alegre), Paulo Bing; o vice-presidente do Recreio da Juventude (Caxias do Sul), Aurélio Marques, o vice-Comodoro de Esportes do Clube Jangadeiros (Porto Alegre) Aleksander Sagebin de Vasconcellos, dirigentes de clubes esportivos, representantes, treinadores e familiares dos atletas.

Atletas presentes

– Wallison André Fortes (paratleta, atletismo)

– Georgia Furquim (tiro esportivo)

– Ketleyn Quadros (judô) – medalha de bronze

– Rafael Macedo (judô) – medalha de bronze

– Leonardo Gonçalves (judô) – medalha de bronze

– Jovane Silva Guissone (paratleta, esgrima em cadeira de rodas)

– Reinaldo Vagner Charão Ferreira (paratleta, tiro com arco)

– Maria Eduarda Machado Stumpf (paratleta, taekwondo)

– Mônica Santos (paratleta, esgrima em cadeira de rodas)

– Kevin Damasceno (paratleta, esgrima em cadeira de rodas)

– Vanderson Chaves (paratleta, esgrima em cadeira de rodas)

– Marcelo Adriano de Azevedo Casanova (paratleta, judô) – medalha de bronze

Texto: Vicente Romano

Veja também