ONG A História Mais Bonita inaugura biblioteca na periferia de Guarulhos

Imagem de divuylgação

A comunidade do Jardim Vermelhão, localizada no distrito dos Pimentas, em Guarulhos, agora tem uma biblioteca com espaço multiuso disponível para seus moradores. A Biblioteca Mais Bonita é um projeto da ONG A História Mais Bonita, que trabalha para fortalecer a educação, a cultura e a saúde de crianças e adolescentes da periferia de Guarulhos.

A biblioteca foi construída dentro da Escola Estadual República da Venezuela II, no bairro Jardim Arapongas. O espaço de leitura conta com cerca de dois mil títulos, sendo 50% deles oriundos de doações e a outra metade de um acervo já existente na escola. O projeto teve apoio inclusive de figuras renomadas como, por exemplo, o apresentador Fabio Porchat.

O objetivo é que a Biblioteca Mais Bonita vá além de um espaço tradicional cheio de livros,  e se torne um ambiente convidativo e confortável para receber as crianças e jovens da comunidade para diálogos, rodas de conversa, vivências, seminários, workshops e apresentações diversas.

O ambiente foi construído em uma sala de aula comum da escola e recebeu uma decoração que remete ao contexto marítimo, que já é conhecido pela ONG A História Mais Bonita. Para isso, foram utilizadas cordas, correntes, paletes e caixotes de madeira na decoração, que lembram visualmente as embarcações piratas. Além disso, o próprio assento para os visitantes foi feito com um tablado com recorte em formato de ondas do mar. Tudo utilizando ao máximo materiais reciclados.

Lela Albuquerque, fundadora da organização e idealizadora da biblioteca, que é carinhosamente chamada de “Capitã”, explica o projeto: “nossa intenção foi a de construir um ambiente completo, lúdico, atraente, capaz de estimular a leitura, a busca pelo conhecimento e a troca entre os frequentadores”.

Entre a idealização do projeto e a concretização da obra foram cerca de três anos, e a obra em si envolveu diretamente 40 pessoas. O plano agora é expandir o projeto e construir uma biblioteca em outra escola da região.


Fonte: https://cutt.ly/PTrFl9s

Veja também