
Para celebrar o Dia da Consciência Negra, a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (OJMG) apresenta um concerto especial amanhã, 20, no Teatro Adamastor. O programa, regido pelos maestros Emiliano Patarra e Diego Pacheco, destaca obras do compositor brasileiro Carlos Gomes, do norueguês Edvard Grieg, do francês Camille Saint-Saens e do russo Piotr Ilitch Tchaikovsky.
Os ingressos gratuitos estão disponíveis para retirada no site http://orquestrasdeguarulhos.com/. Quem não puder comparecer, poderá conferir o espetáculo através do YouTube e do Facebook da Orquestra.
A proposta desse espetáculo celebrativo é apresentar os clássicos mais conhecidos do público ao longo dos séculos, peças muito ligadas à valorização da cultura e identidade de seus países de origem, o que guarda relação muito próxima com os direitos humanos.
Toda a oferta de concertos das orquestras da cidade aos munícipes tem como foco o fortalecimento do debate sobre o respeito à diversidade e à inclusão. “Isso começa por desfazer a imagem equivocada que paira sobre a música de concerto e a ópera, de que são artes feitas por poucos e para poucos, com pessoas abastadas ou pertencentes a uma elite. Na verdade, a grande maioria daqueles que se dedicam a essa linguagem no país são pessoas de baixa renda. Dessa forma, dedicar-se a essa arte também representa uma forma de ascensão social, o que tem uma importância enorme para o equilíbrio econômico de uma série de famílias”, explica o maestro Emiliano Patarra.
Serviço
Teatro Adamastor – avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo
Transmissão pelas redes sociais das orquestras de Guarulhos:
YouTube: https://youtu.be/XkXDrEhz7To
Facebook: www.facebook.com/ojmguarulhos/
Fonte: https://cutt.ly/bTT1hpT