Nova unidade do programa Moeda do Bem é inaugurada

Foto: Ivanildo Porto/Divulgação

A segunda unidade do programa Moeda do Bem acaba de ser inaugurada no bairro Cabuçu. O programa consiste em trocar recicláveis por alimentos não perecíveis a fim de incentivar o descarte consciente de resíduos e, ao mesmo tempo, ajudar quem mais precisa. 

Ao entregar no mínimo 5 quilos de materiais recicláveis no Ecoponto Cabuçu o munícipe receberá um voucher-alimentação que dará direito a 1 quilo de alimento, que deve ser retirado na Associação Ação Vida, na rua Orlando Kavakevicios, 73, 79 e 83 – Recreio São Jorge, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Porém, o programa não engloba todos os materiais recebidos no local de descarte, apenas papel, plástico, metal, vidro e óleo de cozinha.

“Às vezes cinco quilos de material reciclável não compram um arroz ou um feijão. Aqui o catador já vem e faz a troca”, afirmou Jorge Luiz Pereira, presidente da Cooperativa Sinergia Brasil, instalada no Jardim Nova Cumbica. Segundo ele, o programa beneficia diversas pessoas. “Os catadores têm a oportunidade de entregar aqui e retirar um alimento e, naturalmente, esse material vai lá pra cooperativa e isso nos ajuda a manter as mais de 250 famílias que trabalham nas cooperativas da cidade”, complementa.

O Moeda do Bem faz parte do programa Guarulhos Contra a Fome, um pacote de medidas para diminuir a insegurança alimentar na cidade. A primeira unidade do programa Moeda do Bem fica no Ecoponto Pimentas e no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Nova Cidade, instalados na rua Itália, 13, Parque das Nações. A previsão é de que outras quatro unidades sejam criadas nos próximos meses. 

Veja também