
O 2.º minicurso online “Mulheres Negras em Foco – Mulheres Afro-latinas e Caribenhas: Uma Introdução ao Debate” está com inscrições abertas. O curso contará com a participação de diversas especialistas e ocorrerá de 25 a 27 de julho, das 19h às 21h.
Os interessados devem se inscrever através da internet. Será emitido certificado aos participantes que obtiverem frequência mínima de 75% nas aulas.
A iniciativa integra a programação da 15.ª Semana da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha promovida pela cidade e que prevê diversas atividades gratuitas, como uma discussão proposta pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), uma roda de conversa, o show de samba da banda Batucada das Pretas, oficinas de confecção de bonecas Abayomi, de turbantes e de tranças afro.
A 15.ª Semana da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha acontece em referência ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho. A data foi instituída no Brasil pela lei federal 12.987/14 como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, em memória do marco internacional de luta e resistência da mulher negra como forma de reafirmar a necessidade de enfrentar o racismo e o sexismo existentes até hoje.
Programação
24 de julho – 14h às 17h – Encontro “Diálogos sobre o controle social e as políticas de igualdade racial” no auditório da Secretaria de Educação (rua Claudino Barbosa, 313, Macedo). Participação da psicóloga Celina Santos, integrante do Conselho Municipal de Políticas para Mulheres e ex-conselheira do Compir, que abordará a importância do dia 25 de julho e o legado da filósofa e da antropóloga brasileira e professora Lélia Gonzalez, pioneira nos estudos sobre cultura negra no Brasil.
25 a 27 de julho – das 19h às 21h – 2º minicurso Mulheres Negras em Foco – Mulheres Afro-latinas e Caribenhas: Uma Introdução ao Debate, em formato online:
– Tema “Mulheres Afro-latinas e Caribenhas: Uma Introdução ao Debate” no dia 25 com a jornalista e doutoranda da Universidade de São Paulo Andréa Rosendo;
– Tema “A Intersecção Gênero e Raça” no dia 26 com a cientista social e doutoranda pela Unicamp Mayana Hellen Nunes da Silva;
– Tema “Rede de Atenção à Mulher em Situação de Violência” no dia 27 com a advogada Luana Natielle Basílio e Silva, que é mestre em direitos humanos e oficial do Programa para Equidade de Gênero, Raça e Etnia do UNFPA/ONU (agência das Nações Unidas responsável por questões populacionais).
26 de julho – 9h30 às 11h30 – Roda de conversa sobre a escritora Carolina Maria de Jesus com uma equipe técnica da SIR, que discutirá o legado da autora de Quarto de Despejo no Centro de Integração da Cidadania (CIC) Pimentas (estrada do Capão Bonito, 53, Jardim Maria de Lourdes).
29 de julho – 18h – Show da banda Batucada das Pretas no Salão de Artes do Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo). Repertório em homenagem às cantoras e intérpretes dos sambas paulista e carioca;
– 18h – Oficinas de confecção de bonecas Abayomi (bonecas de pano artesanais muito simples, produzidas com amarrações e retalhos sem costuras ou cola), de turbantes e de tranças afro no Salão de Artes do Adamastor.