
Com curadoria de Gilberto Vançan e Terê Gouvea, estreia nesta sexta-feira, 13, a exposição “Invisíveis Visíveis”, no Centro de Exposições de Arte Prof. José Ismael, na Vila Galvão.
A mostra que fica em cartaz até o dia 13 de agosto é composta por retratos que revelam temas contemporâneos como desigualdade social, saúde pública, questões de gênero, aporofobia (aversão ao pobre por sua condição), misoginia, diversidade racial, invisibilidade, apagamento, individualidade e coletividade.
Composta por desenhos de retratos ao vivo, a exposição revela a experiência artística que Vançan vivenciou por um período de cinco anos na região da Cracolândia, no centro de São Paulo. Nesse período o artista estabeleceu contato com pessoas e situações presentes nesse território: usuários, moradores de rua, repressão policial, insalubridade, abandono social, violência, criminalidade e toda sorte de conflitos relacionais e afetivos.
“Descobri no desenho de retrato ao vivo uma estratégia para criar interações nesse ambiente, o que me colocou de frente com um imenso arco de angústias humanas e questões da nossa contemporaneidade”, explica.
A visitação acontece de terça a sexta, das 9h às 17h, sábados e domingos, das 14h às 18h. O Centro Permanente de Exposições de Arte Prof. José Ismael fica na praça Cícero Miranda, s/nº, no Lago de Vila Galvão.
Fonte: https://cutt.ly/JHyGusi