Guarulhos apresenta plano de prevenção de desastres 

Foto: Márcio Lino/Divulgação

Foi lançado na última terça-feira, 12, o  Plano Preventivo de Proteção e Defesa Civil, denominado Plano Verão, para o atendimento a vítimas de desastres naturais e tecnológicos durante a temporada de fortes chuvas em Guarulhos. 

Atualmente a Defesa Civil já monitora 141 áreas – que são consideradas como encostas ou margens de córregos –, mas o novo plano oferece um maior nível de detalhamento para subsidiar o monitoramento. 

O Plano Verão define quatro situações das regiões da cidade: estado de observação, constante e aplicável a todas as regiões; estado de atenção, que indica que problemas podem ocorrer em determinada região; estado de alerta, que exige atuação rápida e desocupação localizada; e estado de alerta máximo, que exige intervenção imediata e desocupação ampla.

Além disso, o plano apresenta um manual de procedimentos que permite antecipar ações, evitando maiores problemas causados pela temporada de chuvas. 

O plano integra as secretarias municipais, a Sabesp e o Sistema Integrado de Emergências de Guarulhos e pode ser conhecido na íntegra através do link.

Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil

Também foi lançada uma campanha de doações para o Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil, que busca aumentar o engajamento da população com contribuições que serão utilizadas para a aquisição de itens necessários para os casos de emergência, tais como colchões e cobertores.

Regida por regulação própria, a destinação dos recursos do fundo é determinada por um conselho composto por diversos membros de atividades de socorro e da sociedade civil.

“Além de nossos equipamentos, muitas situações emergenciais requerem gastos adicionais e imediatos. O fundo permite essa agilidade e a exigência de aprovação pelo conselho garante a transparência e a destinação adequada dos recursos. Por isso convidamos todo cidadão ou empresa que quiser se tornar parceiro da Defesa Civil na tarefa de preservar vidas a fazer sua doação, lembrando que toda a sociedade é beneficiada pelo serviço de atendimento a emergências”, explica o coordenador de Proteção e Defesa Civil, Waldir Pires.

As doações podem ser de qualquer valor e para ajudar basta fazer o depósito na conta abaixo:

Banco do Brasil

Agência 0636-x

Conta 102589-9

Veja também