Na última sexta-feira, 8, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos iniciou os testes de 90 dias do totem de segurança instalado no calçadão da rua Dom Pedro II, próximo ao Poli Shopping.
O totem conta com câmeras 360 graus para a vigilância 24 horas de todo o perímetro, reconhecimento facial e botões de acionamento direto aos atendentes da Central 153, que irão orientar o munícipe ou encaminhar prontamente uma equipe à ocorrência.
Caso a tecnologia seja bem-sucedida, mais totens serão comprados e instalados em pelo menos outros 15 pontos estratégicos da cidade, principalmente aqueles em que há aglomeração de pessoas. Durante o período de testes seu funcionamento não custará nada aos cofres públicos.
O projeto é parte de uma série de investimentos que visam à criação de um dos observatórios de segurança municipais mais modernos do país, com a aplicação de um financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), contratado neste mês, que totaliza R$ 50 milhões em dezenas de ações.
No âmbito da modernização, recentemente Guarulhos conquistou o cercamento eletrônico para o monitoramento do acesso e da saída do município e a integração com mais de 4 mil câmeras em ambientes escolares. “São tecnologias que auxiliam o dia a dia da população e fazem com que a segurança da cidade seja reconhecida. Isso reflete no desenvolvimento socioeconômico e na qualidade de vida”, reforçou o prefeito, Guti.