GCM de Guarulhos celebra 16 anos de ronda ostensiva 

Foto: Fábio Nunes Teixeira/Divulgação

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos comemorou o aniversário de 16 anos da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) em uma celebração na última terça-feira, 24. Dedicado a operações táticas de gravidade, o grupo monitora diariamente áreas com maiores índices de violência e promove operações estratégicas de combate à criminalidade.

Atualmente 46 agentes integram a Romu e de janeiro a setembro de 2023 eles efetuaram oito mil patrulhamentos, detiveram 15 pessoas por crimes diversos, atenderam mais de 400 ocorrências, cumpriram 395 ordens de serviço e emitiram 380 autuações por irregularidades de trânsito.

De acordo com o poder público municipal, os investimentos em segurança estão voltados para a construção de duas novas inspetorias, o treinamento de 123 guardas e a ampliação da frota de viaturas.

Com frota e armamentos de ponta renovados, a Romu é fortalecida por tecnologias modernas, estratégias baseadas em dados científicos e em um calendário de capacitações para o aprimoramento das condutas de todos os seus integrantes.

Na cerimônia também foram prestadas homenagens aos agentes que se dedicam à segurança pública há dez anos ou mais, dentre eles o GCM Luis Costa, agente há duas décadas, que presenciou os primeiros momentos da formação do grupo tático, em 2006. “É bem gratificante. Muita coisa mudou, temos nossa inspetoria, frota e equipamentos. É totalmente diferente de quando começou. Tenho muito orgulho de vestir esta farda, muito mesmo”, salientou o agente.

Costa era amigo e parceiro de rondas dos agentes Erbênio Pereira de Souza e Everton Tomaz de Jesus, que faleceram recentemente. A dupla foi homenageada durante a solenidade com a entrega de medalhas a seus familiares pelas mãos do prefeito, do secretário de Segurança Pública, dos comandantes da guarda e de demais autoridades.

Veja também