Clube de Leitura da Mi debate obra cubana premiada

Imagem de reprodução

O Clube de Leitura da Mi, formado por Desirée Helissa Casale, Julia Salazar Matos e Telma Franco Diniz, se reúne amanhã, 5, às 19h30, para discutir e analisar a obra “Cartas para minha mãe”, de Teresa Cárdenas. O encontro é gratuito e online, para participar, basta se inscrever através do site.

O livro abordado conta a história de uma jovem cubana que após a morte de sua vai, vai morar com sua tia e primos. Dependente deles e de sua boa vontade, ela tem que suportar suas provocações sobre a cor de sua pele, seu comportamento e até sobre seu jeito de arrumar o cabelo. Para manter viva a lembrança do amor incondicional, ela escreve cartas para sua mãe nas quais relata o que está sofrendo e sentindo.

Quando publicado originalmente, “Cartas para a minha mãe” foi criticado por expor o problema do racismo na sociedade cubana contemporânea, o que não impediu que recebesse o Prêmio Casa de Las Americas em 2006 na categoria livro infantil.

Sobre as integrantes do Clube de Leitura da Mi

Desirée Helissa trabalha há 10 anos com arte e educação, na parte de mediação e coordenando educativos em diversas instituições culturais do estado de São Paulo. Sua pesquisa envolve: bordado, palavra, identidade, ancestralidade,  deslocamento e corpo. Integra os coletivos: Filomena, Coletivo Feminista Helen Keller de mulheres com Deficiência, Yoga Para todes Brasil, Produz o programa EntreTecer do Portal Fruta Preta. Atualmente, dá aulas de Yoga,  está na coordenação educativa da ocupação Estamos Aqui e é educadora na Casa de Cultura do Parque. 

Julia Salazar Matos é estudante de Letras (USP – Português/Espanhol) e uma das criadoras e mediadoras do clube Nuestra America, que se dedica à leitura de obras latino-americanas. Trabalhou com ensino em escolas e cursinhos populares, tradução, correção e revisão. Colaborou com a Revista Puñado #7 – publicação que traz traduções inéditas de autoras latino-americanas e caribenhas ao Brasil. Atualmente, trabalha com o 6° ano do ensino fundamental e mantém um perfil de divulgação literária, o Só Falo de Livro. 

Telma Franco Diniz é doutora em Estudos da Tradução (USP/2018), quando trabalhou com a prática de letramento Pensar Alto em Grupo para mediar poesia com grupos de crianças do ensino fundamental. Atua principalmente com tradução de poesia e de literatura infantil. É editora da revista “Cadernos de Literatura em Tradução” (USP), preparadora de textos, e consultora literária do selo editorial Lexikos Bambini.

Serviço

Clube de Leitura Mi Eco: Cartas Para Minha Mãe

Com Desirée Helissa Casale, Julia Salazar Matos e Telma Franco Diniz

Duração: 120 minutos

Classificação: 16

Ingresso: gratuito

Inscrições: www.inscricoes.sescsp.org.br

Data e horário: 05 de julho, terça-feira, às 19h30

Veja também