
Até o dia 20 de abril, a Companhia Bueiro Aberto está com as inscrições abertas para a “Oficina Filme de Bairro”. O curso gratuito tem duração de cinco meses e é voltado para pessoas interessadas pela linguagem cinematográfica.
Dentro do conteúdo programático, os alunos terão contato com diversas áreas da produção cinematográfica, tendo como base o cinema de quebrada e a produção com baixo orçamento.
Os encontros são mediados por cineastas do coletivo Companhia Bueiro Aberto, dentre os quais Renato Queiroz, Daniel Neves, Janaína Reis, Marcos Campos e Pamela Regina, equipe que tem larga experiência e intensa produção audiovisual embasada nessa proposta de linguagem. O fotógrafo Rafael Vieira é responsável pela comunicação do curso.
O curso não tem limitações para inscrição, mas priorizará vagas para estudantes de escola pública e pessoas que nunca estudaram audiovisual antes, de modo que possamos socializar esse conteúdo produzido e acumulado historicamente, e que por vezes é apropriado apenas pela elite”, diz Renato Queiroz, que é produtor do curso e proponente do projeto. “A equipe de professores é experiente, mas, acima de tudo, trabalha com uma sinergia bastante intensa já há algum tempo. Nesse sentido, a experiência de fazer um filme se torna mais humana”, afirma Daniel, coordenador pedagógico do curso. A oficina possui critérios de avaliação bem flexíveis. Ao final, os alunos apresentarão os filmes produzidos no curso na “Mostra Filme de Bairro”, em data e local que serão divulgados oportunamente.
A iniciativa é realizada com recursos do Programa de Ação Cultural ProAc Editais. Para participar, é necessário preencher ficha de inscrição disponível em https://cutt.ly/OFdXj8K. A oficina acontece aos sábados, das 14h às 17h, na Escola Estadual Antônio de Ré, no bairro Macedo, em Guarulhos. O resultado com os nomes dos selecionados será divulgado no dia 30 de abril e os encontros têm início em maio e seguem até outubro.
Fonte: https://cutt.ly/QFdJz1T