
Com encerramento previsto para o dia 31 de outubro, a Campanha de Multivacinação de 2023 já está acontecendo em Guarulhos. A campanha é voltada para crianças de zero a menores de 15 anos ─ ou seja, com 14 anos, 11 meses e 29 dias. Além disso, o dia “D” mobilização está marcado para este sábado, 7.
Os pais ou responsáveis devem levar as crianças até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou ao Ambulatório da Criança para que a carteirinha de vacinação seja revisada. Isso é essencial para identificar possíveis vacinações atrasadas ou aquelas que necessitam de reforço.
Nessa campanha serão disponibilizados 18 tipos diferentes de imunizantes, tais como para poliomielite, meningocócica C conjugada, pneumocócica 10, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela, pentavalente (que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas pelo hemófilo b), varicela, HPV, covid-19 e influenza, entre outros.
De acordo com a chefe da Seção de Imunização da Secretaria da Saúde, Kelly Cristina Domingues, atualmente a cobertura vacinal em crianças com menos de um ano não ultrapassa 23%, quando o ideal seria atingir 75%, tendo setembro deste ano como referência. Para reverter esse cenário, ao longo do mês de outubro a campanha propõe uma abordagem inédita, com a realização de ações de microplanejamento em cada uma das quatro regiões de saúde, de acordo com as necessidades locais. Isso inclui a busca ativa de não vacinados, a oferta de vacinação em qualquer contato com serviços de saúde e a intensificação da vacinação em áreas indígenas.
A estratégia segue as recomendações Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde e será adotada pelo município a fim de restabelecer altos índices de cobertura vacinal, além de contribuir para interromper doenças imunopreveníveis e evitar o ressurgimento de doenças já erradicadas. Os endereços das UBS podem ser consultados através do site.