
Máquina de Pinball é o livro de estreia de Clara Averbuck.
Lançado em 2002, conquistou os leitores, virou peça e serviu de inspiração, junto aos seus outros livros para o filme Nome Próprio, de Murilo Salles.
A escritora visceral, que faz da vida sua obra, que vira personagem e se entrega nas páginas e nas telas, tornou-se referência no admirável mundo novo da blogosfera do início do século.
Passando o balanço de uma década e esgotadas as primeiras edições, o nome de Clara ainda se impõe como uma de nossas escritoras mais importantes. Esta nova edição de Máquina de Pinball, acompanhada pelo relançamento de seus outros livros e ainda por um inédito, traz a literatura de Clara novamente ao público, para conquistar mais uma geração de leitores.
Neste livro, a autora narra a história de Camila, que não tem dinheiro, namorado, televisão nem comida e mora em São Paulo, onde não tem muita sorte. Decide ir para Londres ver os Strokes, enchendo-se de dívidas. A vida lá também não é fácil. Resolve voltar, se apaixona, se decepciona, bebe, e mesmo assim consegue rir da própria desgraça enquanto ouve boa música e bebe vodka barata.