Documentário Santiago, Itália, dirigido por Nanni Moretti, na Mostra Sesc de Cinema

Por Tarcílio de Souza Barros

A primeira parte do documentário é indubitavelmente a melhor descrição histórica do golpe militar no Chile que derrubou o governo socialista-democratico do presidente Salvador Allende, no ano de 1973.

Allende decidiu nacionalizar as companhias estrangeiras, sem pagar indenização.

Ao nacionalizar a mais rentável Companhia de Cobre del Chile, com minas situadas em Calama e Antofagasta de extração do cobre por parte de grupos americanos provocou a entrada da CIA que subornou bancos, mídia jornalística com o “El Mercúrio”, empresários e exército.

Nanni Moretti pesquisou todas informações com fotos e documentos de filmes na Cinemateca Nacional do Chile e descreveu no seu filme o golpe militar por Pinochet que deu prazo de 24 horas pra o presidente Salvador Allende renunciar à presidência.

Este, em discurso no Palácio de La Moneda, deu um pronunciamento para mais de um milhão de cidadãos chilenos que por ter sido democraticamente eleito, não renunciaria.

Pinochet ordenou a Força Aérea Chilena bombardear o Palácio que ficou em chamas e escombros.

O presidente, alguns soldados e parlamentares fiéis, resistiram.

Há uma cena mostrando o depoimento de um personagem que estava presente onde diz ter que o presidente não se suicidou, conforme versão correta, mas sim foi alvejado por um tenente da tropa invasora na cabeça.

Pinochet assume e começa uma das mais cruéis perseguições do mundo, com semelhança a russa com Stalin e a de Hitler na segunda guerra mundial.

Esses os fatos que o espectador assiste no documentário.

Na segunda parte do filme vemos dentro das prisões, cenas de tortura, dos presos inocentes, maioria jovens universitários.

Ficaram presos dez mil no Estádio Municipal de Santiago, no Presídio de Punta Peuco, este de tratamento de tortura mais rígido que outros.

Houve grupos que trabalhavam para salvar vidas de homens, mulheres e crianças das garras do estado.

Filme mostra ação da Igreja católica por intermédio do Cardeal Roncalli.

Nanni Moretti mostra o humano ato do governo italiano, prestigiando a Embaixada Italiana abrigando em suas dependências um enorme contingente de refugiados.

Nas cenas finais, vemos um homem italiano nos perguntando o porquê de tanta maldade o homem é revestido!

Serviço ao leitor

Filme: Santiago, Itália.

Rot./Dir.: Nanni Moretti.

Origem: Chile/França/Itália

2018 – 80 min. Cor – Documentário.

Avaliação: Excelente

Veja também