
Para comemorar o mês da Consciência Negra, ao longo de novembro, o Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos apresenta a exposição “Consciência Negra”. A mostra tem como objetivo fortalecer e contribuir com os debates acerca das questões sobre igualdade racial.
A mostra homenageia algumas personalidades negras da cidade, que se destacaram por suas contribuições para a cultura o esporte guarulhense, como Emílio da Conceição Nascimento, conhecido como Mestre Mirão e fundador da Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Rosa Baiana; Teresinha Gomes, a Babá Tereza, fundadora da primeira escola de samba de Guarulhos; Mário de Oliveira, símbolo do atletismo brasileiro que trouxe para Guarulhos o primeiro título de campeão da São Silvestre, e o artista cearense Cesar Enoque.
O dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro em menção à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Essa celebração objetiva trazer como reflexão a importância do povo e da cultura africana na construção do país.
O Arquivo Histórico fica localizado na Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Fonte: https://cutt.ly/0TvQuQH