
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, prevista inicialmente para terminar nesta segunda-feira, dia 31, será prorrogada em todo o Brasil até 31 de outubro. A decisão foi comunicada pelo Ministério da Saúde através do Ofício 152/2020, o qual alerta para o risco de dispersão do vírus no território nacional e o consequente aumento do número de casos da doença em todo o país.
O público-alvo da campanha é a população a partir de seis meses de idade até 49 anos. No estado de São Paulo, a meta é vacinar indiscriminadamente contra o sarampo todos os adultos de 30 a 49 anos – mesmo que já tenham tomado as doses anteriormente – e, seletivamente, as pessoas de seis meses até 29 anos, ou seja, mediante avaliação da carteirinha para colocar em dia o esquema vacinal.
Em Guarulhos, onde foram confirmados 36 casos da doença de janeiro até agora, a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também no Ambulatório da Criança (Centro), das 8h às 16h, inclusive para a vacinação de rotina das demais faixas etárias. Segundo o Ministério da Saúde, a circulação do vírus do sarampo se mantém ativa no Brasil, onde atualmente 21 estados têm registro de pessoas infectadas, sendo que cinco deles apresentaram casos confirmados nos últimos 90 dias.