Entre os dias 21 e 24 de julho acontece o Revelando SP, o maior festival de cultura tradicional do Estado, e os artistas guarulhenses são destaque nesta edição. O evento será realizado no Parque da Água Branca, na zona oeste da capital, das 10h às 20h.
O Revelando São Paulo conta com gastronomia, artesanato, manifestações culturais e shows. O evento objetiva promover a troca de experiências, a articulação entre comunidades e a extroversão de saberes e fazeres com o melhor da cultura popular guarulhense e de outros municípios do Estado.
Para iniciar a participação dos guarulhenses, na quinta-feira, 21, às 13h, o Quarteto Raiz, formado pelos violeiros Jair Bueno, Osvaldo Viola, Nascimento e Guaru, sobe ao palco com um repertório de música sertaneja tradicionalmente perpetuada na cidade, canções saudosas, energia e muita interação entre os participantes.
No domingo, 24, às 15h, é a vez da Folia de Reis Estrela Dalva encantar os visitantes com a tradição antiga da cidade, sem deixar de inovar. A companhia é composta por homens e mulheres, e os palhaços, que antes eram rigorosamente representados somente por homens, são também desempenhados por mulheres.
Quem passar pelo festival poderá encontrar itens artesanais locais que compõem a feira de artes do espaço. Neste ano Guarulhos terá seu artesanato totalmente representado no Revelando São Paulo pela tipicidade e a origem da arte indígena de várias etnias espalhadas pelos bairros da cidade e na comunidade multiétnica Filhos Dessa Terra, na região do Cabuçu, onde se concentram a casa de rezas, tradições e artesanato.
Filtros do sonho, arco e flecha, maracá, zarabatana, pintura corporal, pau-de-chuva, colares, brincos, pulseiras e anéis são alguns dos artigos do artesanato indígena guarulhense disponíveis durante o festival em três estandes de oito etnias: Pankararu, Pankararé, Wassu Cocal, Tupi, Kaimbé, Xukuru Ororubá, Cariri Xocó e Xucuru Cariri, representados pelos titulares Maria Anita Granjeiro dos Reis (Pankararé), Simone Paulina da Silva (Pankararu) e Sidney Máximo da Silva (Wassu Cocal).
O Revelando SP é um evento gratuito, reúne participantes de mais de 120 municípios e é realizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A iniciativa celebra e valoriza a cultura popular e tradicional de São Paulo.
Fonte: https://cutt.ly/VL0ZsrT