
O lançamento do Arraial Guarulhos acaba de ser anunciado pela prefeitura. O evento acontecerá no Bosque Maia nos dias 17, 18 e 19 de junho e reunirá artistas da cidade e o movimento quadrilheiro, totalizando cerca de 400 artistas populares e cem culinaristas do interior paulista. Produzido pelo guarulhense Diego Dionísio, da Tádito Produções, o arraial promete ser uma experiência da cultura popular.
O evento também contempla o Espaço Viola, a Arena Junina e intervenções itinerantes, com mais de 20 atrações, dentre as quais violeiros, sanfoneiros, duplas de violas, quadrilhas juninas, trios de forró pé-de-serra e grupos de teatro e circo para intervenções e brincadeiras juninas.
“A ideia vai muito além de fazer uma festa junina; nosso desejo nesses três dias de evento é propiciar uma experiência multissensorial, na qual o público também dança, canta e vivencia esse festejo popular”, explica o produtor do evento.
Destaques da programação
O festival dispõe de dez espaços de culinária com os tradicionais ranchos tropeiros de diferentes regiões do estado e culinaristas produzindo doces caseiros, bolinhos caipira, broas, pamonhas, bolos, café caipira, virados, afogados, galinhadas, feijão tropeiro, farinha de mandioca, torresmo, feijão e couve refogada, arroz tropeiro, farofa, feijão gordo, porco atolado, torresmo, polenta com molho, linguiça, costelinha de porco, couve e quirerinha, entre outras iguarias.
As quadrilhas participantes do festival reúnem cerca de 300 dançantes populares deste movimento e grupos de São Paulo, São Vicente, Santos, São José dos Campos e Caçapava. As quadrilhas são feitas por comunidades com 50 casais cada e têm como características o espetáculo e produções luxuosas de roupas juninas, ensaios e passos marcados.
Dentre os destaques da programação está a participação de artistas guarulhenses na Quadrilha do Projeto Plus Size de Guarulhos e a Quadrilha de Patins da GruPatins. Também participam pela primeira vez a Associação de Comitivas de Guarulhos e Região, que promete fazer um grande baile caipira no arraial e a galinhada caipira de Guarulhos.
O Espaço Viola reúne grandes nomes da música caipira da cidade como Quarteto Raiz e Vera Bianca. Já as intervenções e brincadeiras juninas são conduzidas pelas companhias Los Xerebas, que promete fazer casamentos caipiras no meio do público, o Circo Circunflexo Correio Acrobático Elegante e o Forró Babado Forte, fazendo música itinerante dentro do festival, entre outros artistas convidados.
O festival também apresenta pela primeira vez na cidade a Cia. Chegança, criada por meio de pesquisa do folclore paulista e da cultura popular, composta por artistas da cidade e que convida o mestre folclorista e poeta cordelista Bosco Maciel, com seus cordéis juninos.
Sobre o arraial
Folclorista e produtor cultural guarulhense, Diego Dionísio é o curador artístico do evento. Junto à Tádito Produções, prepara o festival com foco nas experiências e vivências das festas juninas de norte a sul do Brasil.
O arraial é um projeto de pesquisa e produção artística de Dionísio, que ao longo de 20 anos vem trabalhando com os temas cultura popular, folclore e patrimônio imaterial no Brasil.
Para mais informações, acesse o site www.arraialguarulhos.com e o perfil do Arraial Guarulhos no Instagram @arraialguarulhos (https://www.instagram.com/arraialguarulhos/).
Fonte: https://cutt.ly/PJGwdZW