Festival Panelão Caipira está de volta à zona norte de São Paulo trazendo hospitalidade, pratos saborosos e rica programação cultural
Aromas, cores, sabores, danças e músicas da tradição cultural e popular paulista são algumas das especialidades do Festival Panelão Caipira, evento gastronômico que chega à região da Vila Guilherme, zona norte da capital, entre os dias 5 e 7 de novembro, das 10h às 22h.
O Festival conta com a participação e a hospitalidade dos representantes de mais de 25 municípios do Estado, dentre os quais a guarulhense Jeanne Ribeiro Coelho, que participa do evento com iguarias gastronômicas, guloseimas diversas e sabores da fazenda como bolinho de chuva, bolos, compotas de doces e variedades de sorvetes. “A ideia é apresentar aos visitantes do festival um ambiente semelhante ao da cozinha da fazenda, para que todos possam se sentir em casa”, explica Jeanne.
Em meio a mais de 40 apresentações que dividirão o palco ao longo dos três dias de evento, a programação do Festival Panellão Caipira destaca ainda com a participação de artistas e grupos de Guarulhos. Na sexta, dia 5, às 19h, e no sábado, dia 6, às 11h30, os Indígenas da Aldeia Filhos desta Terra Tupi-Guarani, Kaimbé, Pankararé, Pankararu, Xucuru, Xucuru Kariri e Sidney Máximo Wassu Cocal embelezam o evento com rico recorte de suas tradições culturais. No domingo, dia 7, às 12h, é a vez dos violeiros de Guarulhos Bueno Solo e Juarez Viola encantarem os visitantes do festival com saudosas canções da música caipira.
Hospitalidade e pratos saborosos
Galinhada, feijão tropeiro, carne de lata, paçoca de carne, peixe defumado, lanche de pernil, cachaças variadas, linguicinhas, doces, são algumas das delícias que serão comercializadas no festival.
Mais que simplesmente consumir, o Festival Panelão Caipira propõe a troca e a hospitalidade entre todos. Além da arte e cultura dos povos originários do nosso país, tradições ciganas e o rico artesanato paulista, o evento conta com um espaço voltado às crianças. O palco vai passear por todas as regiões e estilos. Teremos carimbo, modas de violas, forró, instrumental, MPB, RAP, samba, também a presença dos nossos vizinhos e irmãos bolivianos, venezuelanos e cabo-verdianos.
O Festival segue os preceitos da cultura de paz e, atentos à situação atual do país quanto à pandemia, em sua abertura será realizada uma celebração inter-religiosa, com a presença de representantes de diversas denominações.
Todos que trabalharem no Festival terão comprovado a imunização pela contra a covid-19 e o evento seguirá à risca as diretrizes sanitárias estipuladas pelo governo e prefeitura de São Paulo.
Serviço
Festival Panelão Caipira
Praça Oscar da Silva, Vila Guilherme. São Paulo, SP
De 5 a 7 de novembro de 2021
Das 10h às 22h
Entrada gratuita
Realização EPC2 Eventos Culturais
Apoios: Subprefeitura Vila Maria Vila Guilherme, Casa de Cultura Vila Guilherme, Abaçaí Cultura e Arte, Governo do Estado de São Paulo, Polícia Militar