Documentário retrata a tradição guarulhense da carpição

Foto: Rafael Berezinski

Com objetivo de valorizar as mais diferentes manifestações culturais populares, o Projeto Carpição Ressignificação e Permanência exibe nesta quinta-feira, 5, às 20h, o documentário “Catira Botas de Ouro”, no canal no YouTube da TáDITO Produção Cultural.

Transmitir a essência da carpição, uma tradição guarulhense, é o objetivo da iniciativa. Para isso, ela utiliza o artesanato e as artes. O projeto conta com diversas ações artísticas e culturais como exposições, instalação de lambe-lambe, mostra online de música caipira, visibilidade e reconhecimento de culinária tradicional e rodas de conversas, reverberando a difusão artística e cultural por meio de conteúdos artísticos/históricos e um festival de cultura popular caipira guarulhense.

“A Carpição é a maior tradição da cidade, movimenta caipiras, cavaleiros, romeiros, tropeiros, artistas. Esse projeto coloca luz no que estava à sombra, no que vibra, o que toca, na viola que chora, no palhaço que vibra e na cultura popular de Guarulhos. Ele nasce da necessidade de mostrar o quanto a cultura popular é rica e chama a atenção para novos olhares: da mulher, do povo preto e do jovem, que também é tradicional, porque o futuro é ancestral”, explica o guarulhense Diego Dionísio, produtor cultural e gestor de patrimônio imaterial.

Para conferir o documentário, basta acessar  https://youtube.com/channel/UCq3PIm4gGgDCtLZWQMfaMZg.

Fonte: https://cutt.ly/LQvr7gG 

Veja também