“Dos Cortiços à Luz”, o segundo episódio da série “Guarulhos, letras de uma cidade dormitório”, produzido pela Companhia Bueiro Aberto, vai ao ar neste sábado, 3, às 18h.
O documentário é baseado no livro homônimo, escrito por Renato Queiroz. Trata-se de um romance que conta a vida de Paco, personagem que sintetiza diversas pessoas que inspiraram o autor, sendo a maior delas sua avó, Dona Irene, filha de espanhóis, casada com Dadivar, cearense, construiu sua vida e contribuiu com sua comunidade em Guarulhos, no Jardim Tranquilidade, passando por todo um período de urbanização e deixando para as gerações seguintes um mundo novo, cheio de oportunidades e histórias para a poesia de suas vidas.
O episódio ficará disponível no canal da companhia no YouTube Companhia Bueiro Aberto.
A SÉRIE
Guarulhos, Letras de uma Cidade Dormitório apresenta cinco filmes baseados em obras de escritores guarulhenses, resultado de extenso trabalho de resgate da memória da cidade realizado pela Companhia Bueiro Aberto, sobretudo nos bairros periféricos, buscando um cinema popular e poético. O projeto é realizado por meio do Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos, o Funcultura, com recursos federais da Lei Aldir Blanc.
PROGRAMAÇÃO “GUARULHOS, LETRAS DE UMA CIDADE DORMITÓRIO”
Dos Cortiços à Luz – 3 de abril
Ilusão do Parafuso – 17 de abril
Poemas de Amor e Luta – 1º de maio
Histórias do Córrego – 15 de maio
Fonte: Bueiro Aberto lança novo episódio de Letras de uma Cidade Dormitório