
Abrindo a exposição do 17.º Salão Nacional de Arte Contemporânea de Guarulhos, no Centro Municipal de Educação Adamastor, neste sábado, 4, às 18h, acontecerá a cerimônia de premiação dos três ganhadores da edição 2021.
O salão almeja incentivar, reconhecer e divulgar a produção cultural dos artistas contemporâneos de Guarulhos e do país como um todo. Para participação na exposição, em exibição no Salão de Exposições do Adamastor até 6 de março de 2022 foram selecionadas 191 obras de 132 artistas nas categorias fotografia, pintura, gravura, instalação, desenho, escultura, arte digital e arte-objeto. As obras foram escolhidas dentre as 1900 avaliadas de artistas de 21 estados do Brasil.
A 17.ª edição contou com um corpo de jurados composto por Alexandre G. Vilas Boas, doutor em artes e artista plástico, Enock Sacramento, curador e crítico de arte, e Gilberto Vançan, mestre em artes e artista plástico.
“É animador constatar que, no conjunto das inscrições recebidas, estiveram em pauta conteúdos profundos acerca da natureza humana, problemas e conflitos globais tais como desigualdades sociais, poderes sociopolíticos, questões de gênero, identitárias e ambientais, sobretudo as crises sanitárias e humanitárias, particularmente acentuadas pela pandemia”, observou Vançan, curador desta edição.
Além dos premiados pelo júri técnico, até o o dia 27 de fevereiro de 2022 haverá votação popular pelo site http://servicos.guarulhos.sp.gov.br/destaques/cultura/17o_salao_artes_visuais/index.html, sendo atribuída uma única premiação para a obra mais votada. O resultado será divulgado no Diário Oficial a partir de 1º de março. As obras premiadas passarão a pertencer ao acervo de artes visuais da Secretaria de Cultura.
O evento será transmitido através do Facebook da Prefeitura de Guarulhos em https://www.facebook.com/PrefeituraGuarulhosOficial.
Fonte: https://cutt.ly/MT6pt2l