
Guarulhos recebe a primeira edição do Thumelê Festival de Artes, que acontece nos dias 27, 28 e 29 no auditório Pedro Dias Gonçalves, no complexo da Biblioteca Monteiro Lobato, no centro. O evento tem curadoria do Coletivo Étmus, que reunirá diferentes manifestações artísticas de Guarulhos e região.
O jornalista e escritor Alex Francisco, a advogada e ativista Fernanda Curti e o bailarino Hélio Lima são os convidados do dia 27, sexta, às 19h, ocasião em que abordam o tema Ser Artista em Guarulhos – A Busca de Espaço Dentro e Fora da Cidade.
No domingo, dia 29, às 17h10, a psicóloga Kelly Oliveira, o palhaço e psicanalista Kin Yokoyama e a psicoterapeuta Lidia Mussi comandam o painel com o tema Saúde Mental, Pandemia e Arte. Além dos debates temáticos, os convidados irão responder perguntas feitas pelo público.
Além do painel artístico, o Thumelê Festival de Artes conta com duas atrações já confirmadas. No dia 28 o ator, bailarino, coreógrafo e professor de dança Hélio Lima apresenta o espetáculo de dança-teatro M. G. Baquaqua Corpo e Fé Africana. No dia 29, encerramento do evento, a festa fica por conta do Slam do Prego, grupo de batalha de poesias da cidade.
O festival tem classificação indicativa de 12 anos. Sem venda de ingressos, os organizadores sugerem a doação de 1 kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados a uma organização beneficente.
Sobre os convidados
Alex Francisco
Mestre em ciências sociais da comunicação pela Universidade de São Paulo. É dramaturgo e roteirista e publicou as obras A Nevasca, A Visita e Corpo Condenado.
Fernanda Curti
É formada em direito e tem longo histórico de luta junto aos movimentos sociais e populares. É mentora do projeto ComuPode, que prepara jovens da comunidade para o Enem e provas de acesso à universidade.
Hélio Lima
Idealizador do projeto Sonhos Equilibristas, vencedor do prêmio IAM da Universidade Anhembi Morumbi, é dançarino com formação em jazz, balé clássico e dança moderna.
Kelly Oliveira
É formada em licenciatura e bacharel em psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas e Letras de Guarulhos. Atua há 18 anos com atendimentos psicológicos e projetos nas áreas de gestão de pessoas e desenvolvimento humano organizacional.
Kin Yokoyama
Yokoyama é palhaço, psicanalista, roteirista, produtor e diretor em performances teatrais e membro da Cooperativa Brasileira de Circo desde 2010. Foi destaque do projeto Cultura Ativa de Guarulhos e sócio-fundador da Cia. Circo Nosso de Cada Dia.
Lídia Mussi
Formada pela FIG-Unimesp, atua desde 2010 como psicoterapeuta de adultos, adolescentes e casais com foco na utilização da técnica cognitiva-comportamental e sistêmica para auxiliar pacientes em processos de autoconhecimento, ansiedade e depressão.